Dicas para conservação do seu instrumento


Alguns cuidados que você deve ter com seu instrumento:

*Após a compra, seu instrumento deve passar por uma regulagem com luthier (profissional especializado em manutenção e construção de instrumentos) pois muitas vezes ele vem desregulado devido ao transporte e armazenamento até chegar nas suas mãos (cordas altas, problemas de entonação, trastejamento...) - o que prejudica o som e a tocabilidade.

* Guarde numa bag ou case em local adequado, seguro e sem riscos de queda. Se você precisar apoiar seu instrumento, nunca o deixe "em pé”, ou ainda, "equilibrado" em algum lugar use sempre um suporte apropriado.  
* Mantenha seu instrumento sempre limpo! Para limpar o corpo utilize uma flanela seca com produtos destinados a limpeza de instrumentos para não danificar a pintura e sempre em pequena quantidade, em instrumentos com acabamento fosco(sem verniz) apenas a flanela seca produtos podem manchar !!! Nada de lustra-móveis e outros produtos de limpeza para casa.Para prolongar a vida útil das cordas, recomenda-se a limpeza com uma flanela seca ou com um limpa- cordas toda a vez que acabar de tocar!
* Nunca deixe seu instrumento exposto por muito tempo ao sol ou em ambientes com altas temperaturas como por exemplo, no porta malas do carro em um dia de sol. Isso pode fazer o braço empenar, cavalete descolar etc.

Troca de cordas:

O prazo ideal para a troca varia de acordo com o tempo de uso e marca de encordoamento (a durabilidade das cordas e o desgaste dos outros componentes de metal do instrumento varia de pessoa a pessoa, vai depender da quantidade de ácido úrico contida no suor).

Em guitarras e violão de aço pode variar de 30 dias a 6 meses

Violão de nylon 3 a 6 meses

Viola de 30 a 90 dias

Contrabaixo de 6 meses a um ano.




Troque as cordas sempre que você notar que estão ficando oxidadas (escuras)! Se você deixar seu instrumento com as cordas velhas, pode acabar prejudicando os trastes! Isso diminui a vida útil dos mesmos.
O certo é regular seu instrumento pelo menos a cada seis meses, verificando tensor, nut, tarraxas parte elétrica, desgaste dos trastes, altura de cordas e ponte.
Um instrumento bem regulada melhora timbre, tocabilidade, afinação e vida útil do mesmo
.

Comentários