
Humbuckers :Indicado para guitarras modelo Les Paul e maciças em geral. Captadores Duplos, possuem 2 bobinas. Foram criados pelo engenheiro da Gibson chamado Seth Lover em 1955 para neutralizar o ruído característico dos single-coils. Enrolando-se uma bobina "ao contrário" para o cancelamento do mesmo. Utilizado em guitarras Gibson e de muitas outras marcas e modelos também. Possui um som mais fechado, mais grave, em função do cancelamento de ruído. Por isso muitos preferem os single-coils. Mais tarde, descobriu-se que utilizando as 2 bobinas pode ter um ganho ainda maior, sem muita adição de ruído. Alguns usuários famosos de humbuckers : Angus Young (AC/DC), bandas de rock e metal (pois utilizam distorções mais pesadas) como Metallica, Megadeth, entre outros, músicos de jazz que querem som mais aveludado.
Stacked :Indicado para modelo Strato vintage. Os chamados stacked são captadores que possuem 2 bobinas "empilhadas". Esse recurso foi criado primariamente para que se pudesse ter captadores com o som de single-coil, mas com o cancelamento de ruído dos humbuckers. O resultado não é exatamente esse, mas normalmente possui um som mais próximo aos singles, sem o ruido do mesmo. Existem hoje em dia muitos modelos de stacked no mercado. Alguns com sons mais modernos e outros com o som mais vintage, mais clássico mesmo. Normalmente é referido ao stacked o nome de "humbucker em forma de single" apesar de que essa pode ser uma característica dos Parallel também. Usuários famosos : Eric Johnson (Hs-2), Yngwie Malmsteen (HS-3 e YJM), Eric Clapton (Blackie, com Lace Sensors)
Parallel Coils : Parallel coils ou Bobinas lado-a-lado, são captadores que possuem uma construção semelhante a do humbucker, porém em tamanho de single. Os humbuckers todos são por definição parallel, mas normalmente se refere por parallel aos que possuem tamanho de single, como os "humbuckers em formato single" mesmo. Normalmente são usados para uma sonoridade mais moderna, mas podem ter outras aplicações. Podem ser chamados de stack, mesmo não tendo as bobinas empilhadas, já que possuem 2 bobinas e formato singles. E muitos se referem a eles como humbuckers mesmo, mesmo não possuindo o formato dos mesmo. Usuários famosos : Kiko Loureiro (captador do braço/Angra), George Lynch (Captador do braço/Dokken/carreira solo), Johnny Hiland (carreira solo).
P-90s : Modelo de captador single-coil, mais antigo. Muito usado em guitarras Gibson. Hoje em dia, é normalmente instalado sem moldura, os primeiros modelos, possuía uma moldura característica com um formato que parecia a orelha de um cachorro . Sua sonoridade é parecida com a de um single-coil. Possui ruído destes também. Possui uma característica mais vintage (clássica). Usuários famosos : Pete Townshend (The Who), Neil Young (Crazy Horse/carreira solo), Hebert Vianna (captador do braço da Signature dele/Os Paralamas do Sucesso).
Mini-humbuckers : O nome diz tudo, são humbuckers de tamanho reduzido. Normalmente encontrado em guitarras Gibson Les Paul Deluxe. Possuem características de humbucker, porém com um som com menos cheio, e uma caracteristica de frequências médias únicas. Construção similar a do humbucker normal, assim como os P-90, não pode ser instalado em qualquer guitarra, pois possui um formato unico. Usuários famosos : Warren Haynes (Gov´t Mule/Allman Brothers), Pete Townshend (The Who ), George Benson (carreira solo).
Blade Pickups : Blade pickups, ou pickups em formato lâmina. Podem existir com qualquer outro formato, apenas não possuem pólos (parafusos) visíveis no seu topo. Possuem um ima em forma de barra, e uma unica lâmina como pólo. Possui a vantagem de captar o som por igual em toda sua extensão, mesmo quando o guitarrista aplica técnicas como "bends" ou "vibratos". Guitarristas de blues normalmente não gostam desse tipo de construção, pois acham que tiram a dinamica do instrumentista, que é algo extremamente importante neste estilo. Normalmente utilizada em captadores de ganho altissimo, esse modelo é preferido por guitarristas de heavy metal. Usuários famosos : Diamond "Dimebag" Darrell (Pantera/DamagePlan), Spencer Sims (Hella Band), Dave Murray (Iron Maiden (em algumas de suas Fenders)).
Piezo : Os captadores do tipo piezo, são praticamente invisíveis aos olhos nu. Normalmente colocados nos "saddles" da ponte ou no nut da guitarra, tem como característica captar o som diretamente da madeira, dando assim a guitarra, um som de violão de aço, convincente, e sem simulação ou emulação. Normalmente possui um jack próprio de saida, para ser processado ou ligado separadamente. Usuários famosos : John Petrucci (Dream Theather), Alex Lifeson (Rush).
Captadores Ativos : Captadores "ativos" são os que tem um circuito "ativo" (com alimentação de energia) próprio. São os captadores que são ligados numa bateria. Normalmente possuem ganho e saida maior que os caps conhecidos por "passivos" (os mais comuns). Além de terem ruído praticamente zero, por serem melhores blindados.
Muitos puristas não gostam do som deles, pois acreditam ser muito "pasteurizado" ou "homogenio", já que a interação destes com a madeira é menor, pois o som é processado antes mesmo de sair da guitarra. Muito utilizado por músicos de heavy metal. Usuarios famosos : Kirk Hammett (Metallica), Jeff Hanemann(Slayer), Sugizo (Luna Sea).
Ativo / passivo: Atualmente foi lançado o Emg James Hetfiled que é um ativo com características de um passivo.
O captador do braço usa pólos e bobinas individuais, com um núcleo maior, dando um ataque mais percussivo, com uma saída mais aguda e uma resposta grave formando um som encorpado, limpo e de rápido ataque.
O captador da ponte usa o mesmo núcleo maior mas com peças de aço nos pólos, novamente para um ataque mais firme e percussivo, com menos indutância mútua, causando novamente uma resposta mais limpa e baixa. É baseado em um EMG 81, mas em um nível muito superior.
Comentários
Postar um comentário