Cuidados com seu instrumento

A manutenção de um instrumento é um item muito importante, muitas vezes deixado de lado pelos músicos, mas que influi diretamente no desempenho. De nada adianta ter técnica e bons equipamentos, se o instrumento encontra-se desalinhado, com os trates comprometidos, desnivelados, amassados ou parte elétrica danificada.
Todo instrumento de cordas requer cuidados. Em um violão antigo, por exemplo, que não tem tensor quando não estiver tocando o certo é soltar as cordas na hora que for guardar, e não deixa-lo em lugares úmido ou quente. Já em instrumentos com tensor não precisa soltar as cordas, pois a força das cordas versus a força do tensor deixa um equilíbrio no braço mantendo-o reto sem o risco de empenar.
Evite deixar seu instrumento no porta-malas do carro no sol, o calor excessivo pode causar empenamento do braço.
Toda vez que acabar de tocar passe uma flanela seca em todas as cordas, aumentando a vida útil delas. O ideal é fazer a troca de cordas com frequência, pois as cordas enferrujam, oxidam, perdem timbre, arrebentam e além de prejudicar a tocabilidade também afetam a vida útil do seu instrumento desgastando trastes, nut, tarraxas, ponte e captador. O ideal em guitarras pra quem toca todo dia é realizar a troca de 15 em 15 dias, em violão de aço a cada 60 dias, em violão de nylon 90 dias, em contra baixo de seis em seis meses.
O certo é regular seu instrumento pelo menos a cada seis meses, verificando tensor, nut, tarraxas parte elétrica, desgaste dos trastes, altura de cordas e ponte.
Um instrumento bem regulado melhora timbre, tocabilidade, afinação e vida útil do mesmo.

Comentários